Por muito tempo, a cirurgia plástica foi a única forma de rejuvenescer. Mas este método tem muitas contra-indicações, e também está associado a certos riscos à saúde, portanto, nem todos podem ser resolvidos com o auxílio de uma intervenção cirúrgica.Felizmente, a medicina estética moderna oferece muitos tratamentos anti-envelhecimento que são menos perigosos. Uma das alternativas valiosas para a cirurgia plástica é um facelift a laser.
O que é?
O lifting a laser é uma forma não cirúrgica moderna de combater as alterações cutâneas relacionadas ao envelhecimento. Esta técnica visa melhorar a qualidade da pele. Estimula processos regenerativos (renovação celular), melhora a circulação sanguínea nas áreas de exposição ao laser, o que ajuda a suavizar as rugas.
Durante o procedimento, o colágeno natural é produzido ativamente, o que fornece elasticidade ao tecido. Isso é especialmente importante para áreas com pele delicada, onde vários métodos de rejuvenescimento são inaceitáveis.
A diferença entre levantamento a laser e outros métodos de plástica e facelift é que este procedimento não envolve cirurgia. A operação é realizada com equipamentos especiais para terapia a laser. O feixe de luz penetra na pele e afeta as células enfraquecidas e mortas.
O lifting a laser pode ser feito por mulheres e homens entre 18 e 70 anos. Na maioria das vezes, a necessidade desse procedimento surge após os 30 anos, quando aparecem os primeiros sinais de envelhecimento da pele.
Normalmente, cosmetologistas prescrevem cursos de levantamento a laser, já que uma sessão não é suficiente. A obtenção do efeito máximo é possível 3 meses após o último procedimento realizado. Com o cuidado adequado da pele, o efeito rejuvenescedor pode durar cerca de três anos.
Indicações para o procedimento
O levantamento a laser ajudará a resolver um grande número de problemas. O procedimento é indicado para pacientes com os seguintes problemas:
- pele flácida das pálpebras; expressão
- e rugas da idade;
- olheiras e bolsas sob os olhos;
- prega nasolabial pronunciada;
- cicatrizes de acne;
- pequenas cicatrizes;
- poros dilatados;
- compleição doentia;
- presença de manchas senis;
- redes vasculares;
- queixo duplo caído;
- rugas no pescoço.
Contra-indicações
O levantamento a laser é contra-indicado na presença dos seguintes fatores:
- doenças inflamatórias e infecciosas agudas;
- quaisquer doenças oncológicas;
- doenças crônicas;
- várias doenças do sangue;
- gravidez e lactação;
- infecção por HIV;
- diabetes mellitus;
- transtornos mentais; doenças
- associadas à glândula tireóide;
- epilepsia;
- hepatite;
- doenças de pele de qualquer natureza;
- Coagulação sanguínea deficiente.
Tipos de resurfacing da pele
Atualmente, na prática da cosmetologia, o levantamento a laser é realizado por meio de duas tecnologias: ablativa e não ablativa. Eles diferem porque cada um usa um tipo diferente de laser.
Ablativo
Ablative é a tecnologia de levantamento a laser mais difundida.O impacto do feixe de luz é direcionado para a camada externa da epiderme, que está em constante contato com o meio ambiente.
Sob a ação de um laser, as camadas mortas da pele evaporam gradualmente. O lifting ablativo é traumático, mas garante o resultado.
Não ablativo
Esta técnica envolve um feixe de laser que penetra profundamente na pele, estimulando a síntese de colágeno e elastina. A camada superior da pele permanece intacta. Este método de levantamento a laser ajuda a melhorar o tônus do tecido, resultando em um lifting.
Ao contrário do aperto ablativo, que também é chamado de "queimadura", a técnica não ablativa é considerada mais suave. O método de levantamento não ablativo pode ser usado em áreas sensíveis da pele - pálpebras e a área ao redor dos olhos.
Esta tecnologia não é muito popular, pois muitos cosmetologistas duvidam de sua eficácia.
Preparação para o procedimento
Antes do procedimento de levantamento a laser, é obrigatório visitar uma esteticista que avaliará o estado geral da pele e fará uma conclusão sobre a conveniência da operação.Para reduzir o risco de efeitos colaterais, você precisará ser aprovado nos seguintes testes:
- Análise geral de sangue e urina;
- radiografia de tórax;
- teste de sífilis;
- teste de HIV;
- cardiograma do coração.
O médico também deve estar ciente de todas as doenças que o paciente sofreu.
Cerca de duas semanas antes da sessão, existem regras simples a seguir:
- recusar-se a visitar o balneário, sauna e solário, e também não tomar sol;
- não consome bebidas alcoólicas;
- beba medicamentos antivirais em um curso (somente conforme prescrito por um cosmetologista).
Não é aconselhável consumir café e energéticos no dia da sessão.
Como o facelift é feito?
A técnica de realizar um levantamento a laser é relativamente simples:
- O paciente coloca um boné ou bandagem médica na cabeça para remover o cabelo e deita-se no sofá.
- Em seguida, o médico prepara a pele: remove resíduos de maquiagem e secreções oleosas.
- Em seguida, um gel refrescante é aplicado no rosto. Para pacientes com pele muito sensível, cremes anestésicos são usados.
- O procedimento é doloroso. Por esse motivo, muitas vezes é realizado sob anestesia local ou geral.
- Os olhos do paciente devem ser protegidos durante a sessão, portanto, use óculos escuros. Após concluir as medidas preparatórias, o processo de levantamento a laser pode começar.
- O médico passa um dispositivo especial com uma peça de mão (manípulo) sobre o rosto do paciente, prestando atenção principalmente nas áreas problemáticas e trabalhando-as cuidadosamente.
Equipamentos diferentes são usados dependendo do procedimento usado. Ele difere na tecnologia de exposição e na profundidade de penetração do feixe de luz.
Existem dois tipos de lasers: frio e quente. Para um facelift, um dióxido de carbono, érbio ou laser de diodo podem ser usados.
- O laser de dióxido de carbono é o mais poderoso. Ajuda a se livrar de quaisquer rugas e cicatrizes.
- O Erbium combate eficazmente os primeiros sinais de envelhecimento. Tem um efeito suave na superfície da pele.
- O rejuvenescimento profundo da pele é realizado com um laser de diodo. O feixe de luz pode penetrar 5-50 mm para dentro.
O rejuvenescimento ablativo é realizado com um laser de dióxido de carbono. Sob a influência do calor, as células mortas evaporam-se gradualmente e, finalmente, permanece uma pele nova e jovem.
Os lasers de Erbium e diodo são usados para facelift não ablativo.A ação do feixe de luz é direcionada para as camadas internas da pele. Os processos de produção de colágeno são desencadeados nos tecidos conjuntivos, contribuindo para o enrijecimento e rejuvenescimento da pele.
Após o término do procedimento, a esteticista trata o rosto da paciente com um anti-séptico e, em seguida, aplica um creme ou máscara calmante.
Fotos antes e depois
Mais adiante na foto você pode ver o resultado antes e depois do procedimento.
Reabilitação
A duração do período de reabilitação depende da tecnologia do procedimento.Quanto mais intenso for o impacto, mais tempo levará para a restauração completa da pele.
Durante a reabilitação, vermelhidão, inchaço e hipersensibilidade da pele são comuns. Essas são consequências permissíveis do levantamento a laser e não devem ser alarmantes. Após alguns dias, os sintomas desaparecem por conta própria.
Após um lifting a laser, a pele precisa de cuidados suaves. O paciente deve seguir estritamente as recomendações do médico e cumprir as seguintes regras:
- não visite a piscina, sauna, balneário e praia por dois a três meses;
- certifique-se de usar protetor solar ao sair de casa;
- não use cosméticos decorativos até que a pele esteja completamente restaurada;
- tente tocar seu rosto com as mãos o mínimo possível;
- exclui massagem facial;
- desista de maus hábitos;
- seguir uma dieta saudável;
- beba muitos líquidos.
Com os devidos cuidados e cumprimento das instruções da esteticista, os resultados do aperto já podem ser vistos após sete dias. A pele fica mais firme e saudável, as rugas e as cicatrizes desaparecem. O oval do rosto terá uma forma uniforme e contornos bem definidos. Geralmente, as alterações não são visíveis imediatamente após o procedimento.
Complicações
O lifting a laser é considerado um método seguro de rejuvenescimento. Durante o procedimento, não há contato direto da pele com o equipamento, portanto, os riscos de infecção por diversas doenças são minimizados. As complicações podem surgir em dois casos: nível insuficiente de profissionalismo do cosmetologista e incumprimento por parte do paciente das regras de tratamento.
Os efeitos colaterais mais perigosos são:
- herpes;
- aumento da pigmentação da pele;
- whiteheads;
- Formação de cicatrizes (em caso de arrancamento das crostas formadas).